Thursday, July 21, 2005

"Kung Fu Hustle" (2004), Stephen Chow

So many gangsters... so little time.

No meio do caos da china pré-revolucionária, um ladrão de segunda (terceira) categoria sonha um dia tornar-se lutador de Kung-Fu e fazer parte da implacável e sofisticada Gangue dos Maxados (Axe Gang), cujas actividades no mundo do crime protegem a cidade. Esta gangue decide conquistar uma pequena aldeia que, inesperadamente, é habitada por mestres de Kung-Fu.


Tão a pensar em quê? Jackie Chan? Não, desta vez não temos um policial com o baixinho de cabeça quadrada e com aquela batatinha muito irritante. Não temos um policial pois, não ha policias!!! O que este filme apresenta-nos é uma bela mistura de lutas que lembram o Dragon Ball; efeitos: estilo Matrix; temos sangue à Kill Bill; visões à altura das de Michelangelo (embora para outro fins que pintura mas pronto); alusões ao The Shining (O Iluminado de Kubrik (Stanley) e muitas outras coisas, tornando-se num cocktail bombástico para um filme realmente engraçado.

O que realmente faz deste filme com Kung-Fu é o Stephen Chow que, realmente entende o mundo dessa milenária arte marcial. Tal como em Hero (Herói) é usada a teoria do que é o Kung-Fu e não a verdadeia prática. Por isso não estranhem se virem pessoas a voar ou a dar saltos para além dos limites.

Os maus neste filme, vestem-se à inglesa, de fato (terno) preto e chapeu alto, dominam uma cidade completamente faroeste (como nos filmes), com grandes casinos, prostitutas e etc. E a polícia (claro), também está subordinada à temível Gangue dos Maxados. No fim, afinal quem são os culpados? Os Chineses; os Ingleses, ou os Americanos? Vocês é que decidem. Mas preparem os vossos pulmões para rir a sério durante uma hora! Este é um grande filme para o seu género.

* * * *