Finding Neverland (2004), Mark Forster
Time is chasing after all of us, isn't it?
Após o grande falhanço de uma peça de J.M. Barrie, este encontra-se na situação de criar mais uma peça que traga successo para o teatro (seu patrocinador). Nesta busca para inspiração, Barrie encontra, no parque, quatro rapazes com uma mãe viúva que, acabam por conviverem juntos diariamente. Nesta convivência, Barrie encontra a sua inspiração para escrever a peça Peter Pan, sobre as crianças que não queriam crescer.
Embora não o pareca à primeira vista, a sua interpretação é fabulosa cheia de pequenos detalhes que tornam tudo tão real (ou irreal, como era J.M. Barrie). Este filme é uma beça raridade. A maioria, se não todos, já conhecem a famosa história do menino eterno, Peter Pan. O que não conheciamos era a historia do autor do livro e como esta bela obra ganhou vida e tanto prestígio.
O filme é realmente subtil, tal como a interpretação de Depp, mas, no entanto, traz uma grande naturalidade às cenas, nada de mostrar como eram as ruas da época, os mercados, nem nada disso. O filme limita-se às respectivas casas dos personagens, ao parque e ao teatro da cidade. Um flme de "época" que tem uns poucos, mas perfeitos efeitos gráficos compõem um filme tocante.
Divertido, animador, trágico e triste ao mesmo tempo, este é um filme que se pode lagrar umas lágrimas.
* * * *